Um dos maiores problemas de quem é adepto do home office é lidar com os problemas que a liberdade traz. Para enfrentar esses obstáculos no dia a dia, listamos 5 pontos simples que vão ajudar a melhorar sua produtividade.

1

1 – Organização
Defina locais apropriados para o material de escritório, documentos e equipamento, e mantenha tudo no seu devido lugar, sempre. Um ambiente bagunçado pode te fazer perder tempo e concentração.

2

2 – Limpeza
Não basta tirar a poeira do computador e recolher o lixo. Comer no ambiente de trabalho, além de sujar, pode atrair insetos (especialmente formigas) em busca de alimento, e ninguém gosta de dividir o teclado do computador com pequenos seres andando por cima. Para quem mora em locais com incidência de cupins, cuidado redobrado, eles adoram fazer seus ninhos dentro de computadores, além de destruir móveis.

5

3 – Temperatura
Os dias tem sido bem quentes neste verão. O excesso de calor, ainda mais em um ambiente menor, além de prejudicar a concentração acaba por irritar quem tem de lidar com ele. O mesmo vale para o frio. Procure manter a temperatura do home office em um nível que lhe agrade, consequentemente sua produtividade melhorará.

4

4 – Ambientação
Produtividade está diretamente relacionada a motivação e bem-estar. Faça do seu ambiente de trabalho um espaço alegre e agradável. De nada adiante ter o mais moderno home office, se ele não te estimula a criar.

3

5 – Tranquilidade
Se sua casa é movimentada e barulhenta, opte pelo canto mais silencioso. Crianças e animais de estimação podem tirar o foco e atrapalhar durante a realização de tarefas importantes. Concentrar-se é tarefa essencial para quem trabalha sozinho. Uma dica: ouça suas músicas preferidas. Usar fones de ouvido ajuda a te isolar das distrações auditivas, e ouvir boa música faz com que você fique mais motivado e determinado.

E o mais importante, procure sempre melhorar seu espaço de trabalho. Vale mudar os móveis de lugar, as fotos nos porta-retratos ou comprar um teclado novo.