De acordo com a consultora de carreira Ivone Mello, os erros de português em testes para vagas de emprego são frequentes. O tema virou assunto de pesquisa para o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). Segundo o estudo, a Língua Portuguesa se tornou um fator determinante na desclassificação de candidatos à vaga de estágio. O levantamento apontou que os testes desclassificam 4 em cada dez estudantes.

ERROS-DE-PORTUGUÊS

Com o advento da tecnologia, a fuga para o corretor automático é crescente e deixa quem escreve acomodado ao erro. A consultora explica que a falta do hábito da leitura atrapalha os candidatos.

Além dos erros ortográficos durante os testes, a consultora aponta que os erros também são notados na preparação dos currículos. De acordo com a consultora, as pessoas precisam se aprofundar mais na leitura. “Se não tem o hábito é preciso desenvolvê-lo. Seria bom dedicar uns 30 minutos por dia para ler algo”, especifica.

Confira a seguir 5 erros de português que você não deve cometer JAMAIS!

1. “Eu vou estar estudando inglês no próximo ano.”

Isso é gerúndio e empregar o português dessa maneira é assustador para sua imagem.  O melhor é dizer “Eu vou estudar inglês no próximo ano’’

 

2. “Ele falou pra mim fazer.”

Você fala “Mim vai almoçar”? Não! “Mim” não faz nada porque jamais pode ser o sujeito da oração. O correto é “Ele falou para EU fazer”.

 

3. “Eu tive muita assertividade nos testes.”

Errado! Você teve muitos acertos. Ter “assertividade” significa falar de forma clara, direta e objetiva. Não quer dizer que você tenha acertado alguma coisa.

 

4. “Vamos se ver amanhã?”

Não, o certo é “Vamos nos ver amanhã? Lembre-se: Eu me encontro, Tu te encontras, Ele (Você) se encontra, Nós nos encontramos, Vós vos encontrais, Eles (Vocês) se encontram.

 

5.  “Estou muito ancioso para conseguir um emprego.”

Você está “ansioso”, com ‘’S’’  sempre!

 

Faça aqui  o teste de português e saiba como anda a sua ortografia.

 

Leia mais sobre: Como ser um líder em 5 passos