Saiba como montar seu próprio escritório em casa e veja dicas de como ter uma rotina organizada e eficiente

 

Com um crescente número de adeptos, o home office nada mais é do que trabalhar em casa. Os motivos que têm levado as empresas a contratarem cada vez mais profissionais para trabalharem em suas próprias casas vão desde gastar menos tempo e dinheiro no trânsito a avaliar os colaboradores pelos resultados, não necessariamente pelo tempo em que estão presencialmente no escritório.

As áreas que mais contratam no esquema home office são vendas, tecnologia da informação, marketing e recursos humanos. Os consultores e planejadores também têm funções que permitem atuar de casa, já que podem trabalhar sozinhos e geralmente devem estar focados em projetos e campanhas que precisam de concentração, o que nem sempre é conseguido no local de trabalho, com várias pessoas no mesmo ambiente.

O home office pode ser adotado alguns dias por semana: trabalha-se em casa e, quando necessário, o colaborador comparece ao escritório.

Apesar de parecer mais fácil, o home office exige muito foco do profissional. Algumas pessoas simplesmente não foram moldadas para render de maneira tão despojada, pois deixam suas tarefas “para depois”. No entanto, com um pouco de concentração e organização, é possível se disciplinar e aproveitar ao máximo as vantagens da prática.

 

Como compor seu próprio home office

 

Para se trabalhar em esquema home office, primeiro é importante compor o ambiente. Se possível, disponha de um cômodo exclusivo para esta finalidade – equipado com computadores, conexão à internet, telefones, arquivo, materiais de papelaria, mesa e cadeira. Uma agenda pode parecer um simples e comum acessório, mas ela ajuda o profissional a manter uma rotina e deixa seus compromissos organizados.

Tenha foco para ser eficiente! O ambiente caseiro é cheio de distrações, como a TV, geladeira e até outras pessoas. Por isso, determine o horário de trabalho e respeite-o como se estivesse na empresa, fazendo intervalos para almoço e café. Mas não abuse da sua independência.

Deixe claro para as pessoas de seu convívio, principalmente aquelas que eventualmente morem com você que, apesar de ser remotamente, seu trabalho deve ser executado como se você estivesse no escritório, então, seu tempo precisa ser respeitado.

Depois das suas obrigações, não deixe de socializar. Mantenha contato com outras pessoas, pois o isolamento pode causar ansiedade e até depressão.