Planejar a carreira é fundamental para o crescimento profissional, pois é através do planejamento que é possível estabelecer os objetivos pessoais e aonde deseja chegar. Entretanto, durante a vida corporativa podem surgir muitas situações e oportunidades que podem até fugir do planejamento, mas cabe ao profissional avaliar se deseja aproveita-las ou não. Veja 5 dicas para te ajudar no planejamento da sua carreira:

 

1.Analise sua realidade

Para iniciar o planejamento da sua carreira o primeiro passo é analisar a sua realidade. Tenha em mente: está usando seus talentos, pontos fortes e conhecimento de forma produtiva, a fim de gerar os resultados que você deseja? Como você se enxerga hoje em relação à sua carreira? Entender a sua realidade é fundamental para estabelecer um propósito claro de carreira.

desiciondecompra

 

2.Tenha objetivo definidos

O que você quer alcançar? Mudar de emprego? Subir de cargo? Mudar de carreira? Ter o próprio negócio? O que você realmente deseja para sua carreira? E que impacto isso terá na sua vida pessoal? Se você não tiver os objetivos definidos, você pode ser levado a um lugar que não gostaria de estar.

metas

 

 

3. Pesquise o mercado que irá atuar

Você sabe como está o mercado que quer atuar? Já imagina a empresa que deseja trabalhar? O que você tem para contribuir com o mercado? Você está preparado?

Como-escolher-o-nicho-para-vender-importados

 

4. Crie um plano de ação

Você sabe o que quer para a sua carreira para daqui um, dois ou 10 anos? É importante escrever o que deseja para definir os objetivos. E lembre-se: é importante estabelecer prazos para concluir cada etapa.

6-dicas-para-um-bom-plano-de-acao

 

 

5. Esteja preparado para mudanças

Por fim, mas não menos importante, estar preparado para mudanças é fundamental! Perceba o que está acontecendo diariamente e se você está conseguindo realizar aquilo que deseja.  Analise os resultados das suas ações e altere-as sempre que necessário. É preciso ter flexibilidade para mudar o comportamento até conseguir alcançar a sua meta. Tenha sempre um plano B, mas sem perder o seu foco.

mudar-de-carreira-desenho