Antes de começar a pensar em qual roupa devemos usar no primeiro dia de trabalho, é essencial ‘lembrar’ em qual tipo de trabalho estamos. Cada profissão requer uma característica pessoal e, para não passar vergonha, vamos te indicar a opção certa para qualquer tipo de emprego.

Na hora de escolher sua roupa, pense que você terá que ter coerência com os outros dias de trabalho. Pense quais serão suas tarefas na empresa, como será sua movimentação e onde ficará o dia todo, assim você pode prever possíveis problemas que seu traje pode trazer para você durante o trabalho.

Não tenha vergonha de perguntar para seu superior se sua roupa está adequada. Caso essa alternativa esteja fora de cogitação, observe seus companheiros de trabalho e veja como eles estão vestidos, e até peça dicas se for necessário.

Formalidade é jogada certa no primeiro dia! Por mais que você irá trabalhar em um local informal, onde não tenha contato com o público diretamente, aposte num traje mais formal. Nos casos de um emprego desse gênero, o ideal é uma camisa social, com calça jeans e um tênis mais formal. Mesmo que o ambiente não necessite de uma camisa social, no primeiro dia é a escolha mais segura.

Basicamente, o ideal é seguir a mesma linha da entrevista de emprego. A entrevista fez seu superior ter uma imagem de seu comportamento, baseada na sua aparência, e no primeiro dia de trabalho ele ainda terá essa imagem.

A preocupação com a vestimenta do primeiro dia revela o valor que o emprego tem para o funcionário, mostrando que ele se importa com a opinião de seu chefe. No primeiro dia, pode abusar da formalidade. Caso você não tenha acertado no primeiro, com certeza irá acertar no segundo dia de trabalho. Boa sorte!