Veja dicas que podem ajudar um profissional a aprender a trabalhar em equipe ou a melhorar seu relacionamento com os colegas de trabalho

 

Uma das perguntas mais importantes feitas em entrevistas de emprego é: “Você sabe trabalhar em equipe?” Mais do que responder prontamente que sim, os candidatos devem atentar para que saibam, de fato, trabalhar com outras pessoas.

Quando colaboradores executam suas tarefas de maneira integrada, o trabalho passa a ser sincronizado, pois cada membro do grupo sabe o que o outro está fazendo, conhece o planejamento, as metas, os processos e sabe que seu desempenho é importante para que algo maior seja realizado.

Em uma equipe, as tarefas podem ser executadas com maior rapidez e eficiência; além disso, ser parte integrante de um todo ajuda cada indivíduo a descobrir e desenvolver habilidades próprias.

O trabalho em equipe também contribui para que se desenvolva confiança entre seus membros. Um grupo entrosado torna o ambiente de trabalho mais descontraído, saudável, produtivo, positivo. Desta maneira, as pessoas se sentem mais confiantes e preparadas para assumir desafios.

Quem sabe trabalhar em equipe tem oportunidade de desenvolver a aptidão para liderar os colegas e, até, receber uma promoção por isso.

Se para você trabalhar em equipe é difícil ou se nunca teve esta oportunidade, confira algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Saiba a sua vez de falar, de ouvir e respeite opiniões divergentes;
  2. Proatividade: ajudar os colegas ajuda a você mesmo. Em uma equipe, a responsabilidade e os resultados pertencem a todos;
  3. Criatividade: trabalhar de maneira integrada com outras pessoas estimula a criatividade, otimiza o trabalho e melhora os resultados;
  4. Conflitos: em uma equipe é necessário saber lidar com conflitos. Para isto, é importante esclarecer os acontecimentos, considerar as necessidades de cada um, superar as dificuldades e apresentar o resultado do trabalho. Não é fácil; é um exercício diário;
  5. Ter confiança no seu próprio trabalho e no dos colegas inspira mais confiança;
  6. Treinamento: de extrema importância, as habilidades devem ser sempre “recicladas” e a prendidas em qualquer oportunidade.