Para se destacar no cenário corporativo, uma empresa deve analisar diversos pontos internos e externos para crescer com bons alicerces e se sustentar pelos anos que se seguem. Mas quais fatores devem ser analisados? Uma pesquisa feita em 2011 com diversos empreendedores, talvez tenha a resposta.
Empreendedor satisfeito

O Fórum Econômico Mundial (WEF, em inglês) apresentou um relatório dizendo que 5% das empresas, as que possuem alto crescimento, geram mais empregos e receita do que os outros 95%. Isso instigou os pesquisadores a procurar saber quais são os fatores que os empreendedores do mundo inteiro apontavam como os mais importantes para o desenvolvimento da empresa. A resposta foi a mesma em todos os cantos do mundo.

A pesquisa ouviu pessoas de oito regiões diferentes, são elas: Vale do Silício nos EUA, outras cidades dos EUA, América do Norte, Europa, Austrália e Nova Zelândia, Ásia, África e Oriente Médio e América Latina, e a maioria dos empreendedores pesquisados responderam que os fatores mais importantes para o crescimento da empresa são o acesso aos mercados, a oferta de mão-de-obra e o financiamento/investimento.

De outro modo, podemos colocar que o acesso aos mercados são os consumidores. Os entrevistados colocavam os clientes locais como os mais importantes para a empresa, pois são esses que possuem melhor relacionamento e também mais fáceis de fidelizar.

Já a oferta de mão-de-obra capacitada ou o chamado “talento” é vista com grande importância para as companhias e os profissionais de administração e técnicos são o de maior valor. Treinamento e a importância da universidade do profissional foram muito pouco comentados.

Os financiamentos e os investimentos são as áreas apontadas como mais importantes, junto com a mão-de-obra, uma vez que investimentos-anjo e capital de risco foram dois financiamentos que se mostraram útil quando a ideia é fazer sua empresa crescer.

Portanto concluímos que não importa onde a empresa está instalada, ou em que mercado atua, certas aplicações sempre vão ser importantes para a evolução da empresa segundo os próprios empreendedores.

Esperamos ter ajudado. Boas vendas.